A análise na terapia
- Ludmila Sotero
- 18 de out. de 2023
- 1 min de leitura
No processo de análise a relação psicoterapêutica entre analista e analisando vai sendo construída a cada sessão e é através da escuta, acolhimento que o analisando vai sentindo-se seguro para se aprofundar nas suas questões que estão lhe causando desconforto, angústias, aflições.
Na primeira sessão é necessário que o analista converse sobre o contrato terapêutico que diz respeito ao comprometimento do paciente quanto ao seu processo como também sobre os acertos firmados relativos aos valores das sessões, comparecimento ao dia e horário previamente agendado como também aos imprevistos que podem ocasionar ao não comparecimento da sessão. Um dado importante que também faz parte do contrato terapêutico caso o paciente deseje por algum motivo interromper as sessões deve ser informado e conversado com o analista sobre o assunto.
Assim como todo processo, os ciclos devem ser abertos como também encerrados mesmo que seja temporariamente.
O espaço da terapia é um espaço seguro, protegido, sem julgamento de nenhuma ordem e sigiloso pela ética profissional.
Ao analista cabe propor ao analisando um caminho individual de cura, e nesse caso o processo terapêutico não acarretará nenhuma transformação da personalidade, mas será um processo chamado de individuação, Isto significa que o paciente se torna aquilo que de fato ele é.
Ludmila Sotero
Bom dia Ludmila. Eu quero ajudar um amigo que está comigo no atendimento na Holiste. Ele quer fazer psicoterapia. Mas só pode pelo plano da Petrobrás. Você atende pela Petrobrás??? Caso não, quanto você cobra por sessão???