top of page
Buscar

Traumas Psicológicos

  • Foto do escritor: Ludmila Sotero
    Ludmila Sotero
  • 27 de nov. de 2023
  • 1 min de leitura

Os traumas psicológicos deixam marcas profundas na psique, causando sintomas que afetam toda a vida infantil e adulta caso não sejam tratados.


O trauma psicológico é um evento emocional vivido que causa feridas psíquicas profundas com gatilhos que desencadeiam sensações e memórias negativas.


As consequências podem ser as mais diversas a partir do evento vivido, dentre eles podem ocorrer; sensação de desemparo, solidão, inseguranças, baixo autoestima, vergonha, afastamento de relações interpessoais por receio de reviver sensações retraumatizantes, porém cada pessoa reage de forma diferenciada aos traumas dependendo das condições psicológicas do ambiente familiar que se esta inserido.


Além dos sintomas psíquicos/emocionais é natural que os sintomas físicos também compareçam tais como; taquicardia, vômito, náusea, tremor corpóreo, suor excessivo, insônia, pesadelos.


No trabalho psicoterapêutico com trauma requer do analista um conhecimento aprofundado sobre o assunto trauma, assim as intervenções possam ser mais assertivas.


É comum que pessoas traumatizadas desenvolvam sensação de alerta e hipervigilância como mecanismo de defesa da psique de não reviver as mesmas sensações e dores do passado, o estado de hipervigilância causa esgotamento mental e físico levando a pessoa ao cansaço constante.


O tratamento do trauma se dá através de acompanhamento psicológico por tempo indeterminado levando em consideração o contexto psíquico/emocional do paciente, em alguns casos o trauma psicológico podem desencadear depressão, embotamento emocional, fobias, estresse pós traumáticos, ansiedade, síndrome do pânico, na terapia todos esses aspectos são trabalhados para que o paciente desenvolva autonomia e possa adquirir condições de ter uma vida saudável.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Compreendendo sua ansiedade

A ansiedade faz parte da estrutura psíquica e funciona como um sinal de alerta diante do perigo, às véspera de um acontecimento...

 
 
 
Solidão a dois

Estar em um relacionamento não significa que jamais nos sentiremos sozinhos, ser sozinhos é uma condição humana e isso é fato mas quando...

 
 
 
A análise na terapia

No processo de análise a relação psicoterapêutica entre analista e analisando vai sendo construída a cada sessão e é através da escuta,...

 
 
 

Comments


Psicóloga Ludmila Sotero

CRP nº 16/2782

©2023 por Psicologa Ludmila Sotero.

bottom of page