Solidão a dois
- Ludmila Sotero
- 23 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2023
Estar em um relacionamento não significa que jamais nos sentiremos sozinhos, ser sozinhos é uma condição humana e isso é fato mas quando essa solidão aparece na relação amorosa são sinais que algo não está funcionando como deveria.
Quando estamos na fase do desenvolvimento psíquico, ou seja, o desenvolvimento da nossa personalidade, esse desenvolvimento acontece no contexto familiar e principalmente no relacionamento com nossos pais nos primeiros anos de vida.
Isso significa que vamos adquirindo muitas percepções que vão nos dando condições de como vamos nos relacionar com o mundo na vida adulta e também na vida amorosa, a relação dos pais com os conteúdos positivos/negativos inconscientemente vai se tornando um “modelo” de ser casal, e quanto mais conflitantes a relação conjugal dos pais mais potentes serão as projeções dos filhos na vida adulta conjugal.
É comum, ao analisar os casais, encontrar padrões de comportamentos, crenças e valores que vêm sendo repetidos ao longo das gerações, na terapia de casal esse conteúdos reproduzidos pelos cônjuges inconsciente são trabalhados para que eles encontre a construam a sua própria forma de ser casal.
O mecanismo apontado como influenciador na escolha do parceiro é o chamado mecanismo da projeção, no qual o ser humano atribui a pessoas e objetos, sentimentos e ideias próprios.
Esses processos são normais em todos os relacionamentos, principalmente nos que se constituem de laços emocionais mais fortes.
Conforme a relação amorosa vai acontecendo a depender das carências, dependências emocionais, sentimentos de inferioridade as projeções serão mais intensas e podem se tornar aprisionadoras para um dos parceiros ou para ambos, pois cada parceiro busca encontrar no outro ou tenta “produzir” ao outro condições que responda as suas projeções, a incapacidade emocional de não conseguir enxergar o parceiro (a) como ele realmente é produz clima de expectativas não alcançadas, muitas frustrações distanciamento e consequentemente uma solidão a dois.
A identidade conjugal só será possível quando houver a diferenciação e a conquista de algum grau de individualidade, para alcançar uma relação de qualidade a terapia de casal é uma ferramenta importante que se aprofunda nos conflitos em três situações, as questões de cada parceiro e as questões da relação, são conteúdos distintos mas se não estiverem todos em equilíbrio ressoara negativamente na relação.
Comments