Minha abordagem terapêutica
- Ludmila Sotero
- 18 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Como psicoterapeuta minha escuta é orientada pela abordagem da psicologia analítica junguiana e da Terapia Sistêmica.
As duas abordagem me dão suporte terapêutico na compreensão do indivíduo.
A terapia sistêmica familiar entende a família como um sistema que pode atuar de forma funcional como também disfuncional, isto é, um sistema familiar funcional promove ambiente saudável para o desenvolvimento de todos, filhos e casal, já um sistema familiar disfuncional gera adoecimento de todos os indivíduos participante do núcleo familiar. Na prática da terapia sistêmica o psicólogo identifica os pontos disfuncionais e trabalha conjuntamente para sua melhoria, esse recurso pode ser realizado tanto com famílias, casal ou indivíduo.
Já a Psicologia Analítica tem como característica integrar aspectos inconscientes à consciência com objetivo de proporcionar equilíbrio e bem estar ao indivíduo, ajudando o paciente a viver de acordo com o que ele realmente é e resgatar sua essência.
A psicologia analítica foi pesquisada e desenvolvida pelo psiquiatra e psicólogo Suiço Carl Gustav Jung no início do século, ela preconiza que a finalidade da vida humana poderia ser vista como a própria construção da consciência.
Segundo ela, a consciência, portanto, não é simplesmente uma espectadora do mundo, mas participa de sua criação, como se o mundo só pudesse existir ao ser conscientemente refletido.Busca o alinhamento entre o consciente e o inconsciente do paciente, buscando equilibrar as relações entre o mundo externo e interno.
Essa é uma abordagem especialmente relevante e pode ajudar você por muitas vias. Para acessar o inconsciente, Jung utilizava os sonhos e outros materiais expressivos como expressão do inconsciente.
A psicologia analítica defende que cada paciente possui uma fórmula única, a qual deve ser incorporada durante a análise assim que o analista perceber os caminhos com mais chances de sucesso.
O paciente também vai mudando a forma como administra seus próprios problemas e comportamentos.
Ludmila Sotero
Comments